segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Beleza Que Quase Ninguém Vê ...

Tudo é tão mais simples, e tenho dito.
As coisas que todos ou quase todos engrandecem, complicam e julgam estranho não passam de simplicidades olhadas por ângulos irreais ou criados simplesmente para dar impressão de complexidade, de entendimento do que é impossível de se entender ...
Sei que isso se contradiz com tudo ou quase tudo que eu disse, mas um outro fato é que as coisas e as pessoas mudam constantemente e essa mudança pode ser aparente, falada ou escrita!
Porque o que me vem fascinando não é o que é incapaz de ser entendido, o difícil, mas sim a complexidade que as coisas simples carregam, não deixando de serem simples jamais.
É tão mais interessante observar e prestar atenção no que está aqui, agora, puro e verdadeiro do que ficar criando ilusões, conceitos e pré-conceitos. É tão mais sincero, tão mais real e aberto e pronto.
Perceber a beleza que tem a cebola com suas várias camadas, sua cor quase que cristalina, seus componentes e casca tão frágeis e perceber que nunca tinha realmente visto uma cebola. Assim como foi dito na perfeita crônica de Rubem Alves. Porque é isso que a complexidade criada em nossas mentes faz, nos cega para as coisas reais, simples e belas. Todas as coisas com que estamos acostumados a conviver viram nada a partir do nosso automatismo prático que nos deixa vê-las mas não enxergá-las.
E é assim, tudo tão mais simples. E o que faz tudo ser mais sereno e harmonioso é isso, a capacidade que quase ninguém tem de ver que o que importa não são as dificuldades, mas sim a simplicidade. Pode e deve haver complexidade na simplicidade, mas tudo é limitado, tudo é simples, puramente. Nada que não possa ser entendido e tudo que possa ser enxergado pra poder ser admirado sem julgamentos.


3 comentários:

  1. Belas palavras, garota que nunca vai na aula.
    Hahahaha


    beijos

    ResponderExcluir
  2. A simples e bela complexidade!
    A complexa e bela complexidade de amaR!
    A Sensível e doce simplicidade de gostar.
    O desprezível e complexo olhar... Por que complexo é issO! É saber olhar a mesma coisa de uma forma diferente do resto do mundo...

    Tudo de bom pra você, e sucesso prO seu fantástico Blog!

    ResponderExcluir